15 de março de 2018

Teixeira Concursos

Banpará divulga edital de Concurso com 126 vagas

Informações sobre o concurso Banpará, Inscrições, edital, cargos, salários, provas e conteúdo programático da prova. 

O Banco do Estado do Pará - Banpará, anunciou novo edital Concurso Público Nº 001/2018, para 126 vagas nas carreiras de Nível Médio (Técnico Bancário) e de Nível Superior (Assistente Social, Contador, Engenheiros, Médico do Trabalho e Técnico em Informática). 

Este edital será executado sob responsabilidade da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – FADESP. Inscrições Abertas concurso BANPARÁ 2018.

Este edital vai ofertar 126 vagas, sendo que 5% são para pessoas com deficiência. As lotações dos cargos acontecerão em várias cidades do estado/PA.

As oportunidades no certame são para os seguintes cargos:

Nível médio: Técnico Bancário.

São 110 vagas, com remuneração de R$ 2.192,88 e carga horária de 30 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível médio.

Apostila Banco do Estado do Pará 2018 TÉCNICO BANCÁRIO
Apostila Banco do Estado do Pará TÉCNICO BANCÁRIO

Nível superior: Assistente Social, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Mecânico, Médico do Trabalho e Técnico em Informática – Áreas: Desenvolvimento de Sistema e de Acompanhamento de Projetos, Suporte e de Banco de Dados.

São 09 vagas, com remuneração de R$ 3.774,95 a R$ 5.770,90 e carga horária de 20 a 40 horas semanais. Para concorrer à vaga o candidato deve possuir nível superior.

Apostila Banco do Estado do Pará 2018 CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
Apostila Banco do Estado do Pará CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR
ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS DE TÉCNICO BANCÁRIO: 1. Executar atividades de natureza bancária, administrativa, técnica, financeira e operacional na matriz e demais unidades do Banco, visando à satisfação dos clientes internos e externos e ao alcance das metas da área; 2. Atender e prestar as informações necessárias aos clientes internos, externos e públicos em geral, identificando suas necessidades, executando os serviços solicitados ou encaminhando aos setores responsáveis; 3. Divulgar os produtos e serviços oferecidos pelo Banco e executar atividades relacionadas a eles; 4. Elaborar, emitir e/ou conferir documentos, relatórios, planilhas, demonstrativos técnicos e financeiros, procedendo à interpretação dos dados, garantindo a qualidade das informações fornecidas e subsidiando a tomada de decisão; 5. Organizar, controlar e manter atualizados arquivos, relatórios e demais documentos da área; 6. Proceder a lançamentos contábeis; 7. Realizar atividades com a utilização de computadores, terminais e outros equipamentos disponíveis na unidade; 8. Participar de planos, programas e projetos de estudo em sua área de atuação; 9. Instruir os clientes internos e externos e o público em geral na correta utilização dos canais de relacionamento com o Banco; 10. Efetuar controles internos; 11. Monitorar o desempenho dos produtos, serviços e entregas de sua área de atuação; 12. Responder, em conjunto com a Gerência, pelas metas e entregas de sua área de atuação; 13. Dar suporte à elaboração/atualização dos normativos internos, quando necessário; 14. Dar suporte aos processos de contratação de produtos, serviços e fornecedores em sua área de atuação; 15. Auxiliar a Gerência na elaboração, execução e acompanhamento dos Planos de Ação relacionados à sua área de atuação; 16. Atualizar e manter dados em sistemas informatizados; 17. Manter atualizados os dados dos clientes nos sistemas de cadastro; 18. Cumprir normativos internos e externos relacionados à sua área de atuação; 19. Arquivar, em mídias adequadas, as informações e documentos necessários à execução dos serviços, mantendo-as em local seguro e em bom estado de conservação; 20. Dar suporte para análise de perfil e documentação de clientes, a fim de oferecer os produtos adequados, minimizar riscos e evitar fraudes; 21. Interpretar e acompanhar a aplicação de leis e normas pertinentes a sua área de atuação; 22. Auxiliar a Gerência na resolução dos problemas recorrentes da sua área de atuação; 23. Efetuar atividades externas dentro de sua área de atuação, quando necessário, sob a orientação da chefia; 24. Executar outras tarefas inerentes às atividades operacionais da área de atuação, necessárias aos interesses do Banco.

A validade do certame será de dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.

Os convocados ainda poderão ter participação nos lucros e resultados do Banpará, nos termos da legislação pertinente; adesão ao plano de saúde e ao plano de previdência complementar; auxílio-refeição/alimentação e auxílio-cesta/alimentação; além de possibilidade de adesão ao Plano de Cargos do banco.

INSCRIÇÃO BANPARÁ

As inscrições já estão abertas e os interessados têm até o dia 16 de abril de 2018 para efetuar as inscrições via internet, por meio do site www.portalfadesp.org.br. Os valores cobrados como taxa de inscrição são de R$ 50,00 para nível médio/técnico e R$ 90,00 para nível superior.

PROVA BANPARÁ 2018

De acordo com o edital, as provas objetivas serão realizadas em 6 de maio, com questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Matemática, Atendimento e Noções de Ética, Conhecimentos Bancários Conhecimentos Gerais. A aplicação acontece nos municípios de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém. Para cargos de nível superior, haverá ainda avaliação de títulos.

Edital CBanpará 2018

Confira o edital, anexos, acesse o site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa - FADESP: http://www.portalfadesp.org.br/midias/anexos/529_edital_n_01_2018.pdf

Veja o conteúdo da Prova, para o cargo Técnico Bancário - Banpará 2018

Apostila do Banpará 2018 


apostila concurso Banco do Estado do Pará 2018 - TÉCNICO BANCÁRIO

CONHECIMENTOS BÁSICOS LÍNGUA PORTUGUESA

1. Ortografia oficial, tipologia textual, acentuação gráfica; 2. Flexão nominal e verbal; 3. Emprego das classes de palavras; 4. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação; 5. Tempos e modos verbais; 6. Vozes do verbo; 7. Concordância nominal e verbal; 8. Regência nominal e verbal; 9. Crase; 10. Pontuação; 11. Significação das palavras; 12. Homônimos e parônimos; 13. Compreensão e interpretação de texto.

RACIOCÍNIO LÓGICO

1. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; 2. Deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações; 3. Compreensão e elaboração da lógica das situações, por meio de: raciocínio verbal; raciocínio matemático (que envolva, dentre outros, conjuntos numéricos racionais e reais – operações, propriedades, problemas envolvendo as quatro operações, nas formas fracionária e decimal; Conjuntos numéricos complexos; Números e grandezas proporcionais; razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem); 4. Raciocínio sequencial; Orientação espacial e temporal; 5. Formação de conceitos; Discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

1. Conceitos básicos do hardware, periféricos de um microcomputador e software; 2. Conceitos de tecnologias relacionadas à Internet e Intranet, Protocolos Web, World Wide Web, Navegador Internet (Internet Explorer e Google Chrome 6), busca e pesquisa na Web; 3. Conceitos de proteção e segurança, vírus e ataques a computadores; 4. Correio eletrônico Microsoft Outlook – versão 2007 ou superior: conceitos; aplicativos; envio e recebimento de mensagens; arquivos anexos; utilização de listas de distribuição de mensagens; 5. Conhecimento em Microsoft Office: Word, Excel e Power Point – versão 2007 ou superior; Libre Office 5.3; 6. Conhecimentos básicos em ambientes Windows: XP SP3 e Microsoft Windows 7; 7. Conceitos de organização de arquivos e métodos de Ace.

CONHECIMENTOS GERAIS

1. Domínio de tópicos relevantes de diversas áreas, tais como: Política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, segurança, artes e literatura e suas vinculações históricas, a nível regional, nacional e internacional e noções de Direitos Humanos.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS MATEMÁTICA

1. Números inteiros, racionais e reais; 2. Razão e proporção; divisão proporcional; regra de três simples e composta; porcentagem; 3. Juros simples e compostos. Taxas de juros: nominal, efetiva, equivalente, proporcional, real e aparente; 4. Rendas uniformes e variáveis; 5. Planos de amortização de empréstimos e financiamentos; 6. Cálculo financeiro: custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento; 7. Inflação, variação cambial e taxa de
juros; 8. Análise de investimentos: método do valor anual uniforme equivalente, método do valor presente.

ATENDIMENTO E ÉTICA

Noções de Atendimento: 1. Legislação: Lei n°. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); Lei nº. 10.048/00; Lei Federal nº. 10.098/00; Decreto Federal nº. 5.296/04; Resolução CMN nº4.433, de 23/07/15 – Sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil; 2. Marketing em empresas de serviços: Marketing de relacionamento; 3. Satisfação, valor e retenção de clientes; 4. Propaganda e promoção; Telemarketing; 5. Etiqueta empresarial: comportamento, aparência, cuidados no atendimento pessoal e telefônico. 6. Vendas: técnicas, planejamento, motivação para vendas; relações com clientes; 7. Segmentação de mercado versus segmentação do setor bancário. Noções de Ética: 1. Conceitos: ética, moral, valores e virtudes; 2. Ética aplicada: Noções de ética empresarial e profissional; 3. O padrão ético no serviço público; A gestão da ética nas empresas públicas e privadas; conflito de interesses; ética e responsabilidade social.

CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

1. Abertura e movimentação de contas: documentos básicos; 2. Pessoa física e pessoa jurídica: capacidade e incapacidade civil, representação e domicílio; 3. Documentos comerciais e títulos de crédito: nota promissória, duplicata, fatura. Nota fiscal: principais características; 4. Documento deCrédito (DOC): noções básicas; 5. Cheque - requisitos essenciais, circulação, endosso, cruzamento, compensação; 6. Sistema de Pagamento Brasileiro; 7. Tipos de sociedade: em nome coletivo, por quotas de responsabilidade limitada, anônimas, firma individual ou empresária; 8. Estrutura do Sistema Financeiro Nacional (SFN): Conselho Monetário Nacional; Banco Central do Brasil; Comissão de Valores Mobiliários; Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; bancos comerciais; caixas econômicas; cooperativas de crédito; bancos comerciais cooperativos; bancos de investimento; bancos de desenvolvimento; sociedades de crédito, financiamento e investimento; sociedades de arrendamento mercantil; sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários; sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários; bolsas de valores; bolsas de mercadorias e de futuros; Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC); Central de Liquidação Financeira e de Custódia de Títulos (CETIP); sociedades de crédito imobiliário; associações de poupança e empréstimo; Sistema de Seguros Privados: sociedades de capitalização; Previdência Complementar: entidades abertas e entidades fechadas de previdência privada; 9. Tipos de garantias - Garantias pessoais: aval; fiança. Garantias reais: alienação fiduciária; penhor; hipoteca; fianças bancárias; Fundo Garantidor de Crédito (FGC); 10. Noções de política econômica, noções de política monetária, instrumentos de política monetária, formação da taxa de juros; 11. Produtos e serviços financeiros: depósitos à vista; depósitos a prazo (CDB e RDB); cobrança e pagamento de títulos, boletos e carnês; transferências automáticas de fundos; arrecadação de tributos e tarifas públicas; home banking, mobile banking, banco virtual; cartão de crédito (dinheiro de plástico); fundos mútuos de investimento; hot money; contas garantidas; crédito rotativo; descontos de títulos; financiamento de capital de giro; leasing (tipos, funcionamento, bens); financiamento de capital fixo; crédito direto ao consumidor; empréstimo em consignação; cadernetas de poupança; cartões de crédito; títulos de capitalização; planos de aposentadoria e pensão privados; planos e apólices de seguros; 12. Mercado Financeiro - mercado monetário; mercado de crédito; mercado de capitais: ações - características e direitos, debêntures, diferenças entre companhias abertas e companhias fechadas, funcionamento do mercado à vista de ações, mercado de balcão; mercado de câmbio: instituições autorizadas a operar; operações básicas; contratos de câmbio - características; taxas de câmbio; remessas; SISCOMEX; 13. Mercado Primário e Mercado Secundário.

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