
O fundador da Scale AI, Alexandr Wang, anunciou oficialmente sua saída da empresa para assumir um novo cargo na Meta, confirmando os rumores que circularam no início da semana. A saída de Wang faz parte de um acordo estratégico que envolve um investimento de US$ 14,3 bilhões da Meta na Scale AI.
Segundo um porta-voz da Scale AI, com esse investimento, a Meta passa a deter 49% da startup de inteligência artificial. Apesar da participação significativa, a gigante da tecnologia não terá poder de voto nas decisões da empresa.
“Como muitos já devem ter percebido pelas últimas notícias, oportunidades dessa magnitude geralmente têm seu preço”, escreveu Wang em um memorando enviado aos funcionários e compartilhado em sua conta na rede X. “Neste caso, esse preço é a minha saída. Foi a maior honra da minha vida ser o CEO desta empresa.”
Com a mudança, Jason Droege, atual diretor de estratégia da Scale AI, será promovido ao cargo de CEO. Droege tem ampla experiência no setor de tecnologia, tendo sido sócio de investimentos na Benchmark e vice-presidente da Uber.
Além da mudança na liderança, um grupo seleto de funcionários da Scale AI também migrará para a Meta como parte do acordo. A Meta confirmou oficialmente a conclusão da parceria estratégica e do aporte financeiro.
“Como parte da parceria, vamos intensificar o trabalho conjunto na produção de dados para modelos de inteligência artificial, e Alexandr Wang se juntará à Meta para contribuir com nossos esforços em superinteligência”, declarou um porta-voz da Meta. “Nas próximas semanas, divulgaremos mais detalhes sobre essa iniciativa e sobre as pessoas incríveis que integrarão essa equipe.”
Essa aposta da Meta em Wang está alinhada com os planos do CEO Mark Zuckerberg de ampliar significativamente as iniciativas de IA da empresa em meio à forte concorrência com a OpenAI e a Alphabet, dona do Google. Para 2025, a inteligência artificial se tornou a prioridade máxima da Meta, mas há relatos de insatisfação interna, especialmente após a recepção morna dos desenvolvedores à nova versão do modelo Llama.
Embora Zuckerberg costume promover funcionários veteranos a cargos de liderança, desta vez optou por trazer alguém de fora. A escolha de Wang reflete a importância estratégica que a Meta atribui às suas futuras iniciativas em IA.
A Scale AI atende atualmente diversas empresas que também são concorrentes da Meta, como Google, Microsoft e a própria OpenAI. Ainda assim, a Meta figura entre os principais clientes da startup.
De acordo com o porta-voz da Scale AI, a parceria com a Meta e a contratação de Wang não afetarão os demais clientes da empresa. A Meta não terá acesso a dados confidenciais nem às informações de negócios da Scale AI.